quinta-feira, 3 de julho de 2008

Disney com fundo educativo..o//


(Wall-E / Wall•E, 2008)


Gênero: Animação
Duração: 97 min
Origem: EUAEstréia - EUA
Brasil: 27/06/2008
Estúdio: Walt Disney - Pixar
Direção: Andrew Stanton
Roteiro: Andrew Stanton
Produção: Jim Morris



“Um certo frisson ronda o lançamento de “Wall-E”. Mesmo que as primeiras reações à nova animação da Pixar tenham sido positivas, não se sabe ao certo como o público vai reagir a um filme com poucos diálogos, sem qualquer rosto ou voz facilmente reconhecível, e que tem como temas duas canções do musical “Hello, Dolly!” (Put on your Sunday Clothes” e It Only Takes a Moment”).”


Essa foi a questão levantada pela folha de São Paulo no dia 26 de junho de 2008, dia que antecedeu a estreia do filme no Brasil. Somente a um dia atrás pude conferir a nova animação da DisneyPixar, e me surpreendi com o trabalho apresentado pelo diretor Andrew Stanton, pois, apesar de poucos diálogos, sem qualquer rosto ou voz facilmente reconhecível, e que tem como temas duas canções, o diretor consegue prender a atenção do público e traz a tona varias críticas de relevante valor social para os tempos atuais.
O tipo de filme que poderia ser enfadonho, pois, durante longos “20 minutos” há apenas um personagem em cena: Wall-E, (o último robô do planeta que cumpre obsessivamente a tarefa para a qual foi programado – recolher lixo. E nos intervalos, coleciona objetos deixados pela humanidade, refugiada em uma colônia espacial.), mostra como pano de fundo uma rara história de amor em animação.
É “Wall-E”, que conta a história do robô-gari, o ultimo habitante do grande lixão que virou a Terra num futuro "distante", enquanto a humanidade vive no espaço, preguiçosa ao ponto da imobilidade, consumindo irracionalmente, subordinada às máquinas que pensa controlar. O filme além de deixar uma mensagem ecológica com um fundo bastante educativo, faz uma crítica ferrenha ao consumismo e ao estado inerte da humanidade perante problemas sociais.
***
Links relacionados:

Nenhum comentário: