sábado, 6 de dezembro de 2008

a única coisa que me vem a cabeça (comentários... OLHAR!)

Ali estava eu, frente ao computador no meu trabalho, executando minha tarefa formalmente chata, quando meio que sem pretensões me veio a mente o nome de um livro de Nelson Rodrigues: "Perdoa-me por me traíres". Por longas horas essa frase ecoou na minha cabeça, como se pedisse uma reflexão sobre ela, "perdoa-me por me traíres"...
A tal frase é dita no livro quando o marido que amava demais a esposa descobre todas as suas relações extra conjugais e diante do mesmo ele se culpa pelo fato da sua esposa o trair, como se isso não fosse culpa da índole leviana de sua amada esposa! Típico dos livros de Nelson Rodrigues... Para mim , essa frase tem um efeito diverso. E faz muito sentido. Quando dizemos-nos apaixonados, traímos a nós mesmos, perdemos aos poucos a nosso amor próprio e passamos a dedicar tudo ao bem amado.
Ora, Completa traição de si mesmo, ainda em pauta cito Raul Seixas que disse em uma de suas canções "...porque quando eu jurei meu amor eu trai a mim mesmo..". A mais sublime verdade. O amor, palavra de difícil explicação, nos escraviza. Quando amamos, queremos amor em troca,pois já não temos mais capacidade de nos devotar a nós mesmos. Feliz aqueles que cultivam o narcisismo enfático. Felizes as crianças que não conhecem o amor-carnal. Esse amor traidor, que fere na maioria gritante das vezes.
Não quero dizer a você, precioso amigo, que se torne uma rocha e deixe de ter sentimentos, porém, peço, encarecidamente que não se perca quando estiveres em face desta situação, que você possa se doar a medida que tu, e somente tu seja sua prioridade. Sei que amar outrem é inevitável, quando vc vê já está preso a alguém, e consequentemente se tornou escravo dos seus próprios sentimentos, quer a posse e a propriedade daquilo que deveria vir por vontade própria, que deveria vir pela simples liberdade de se sentir bem. Mas não. Na realidade nunca é deste jeito. Acredite a realidade é mais poética, como os tristes e reflexivos poemas de Cecília, como os chorosos e melancólicos poemas de Álvares de Azevedo, a realidade nos mostra que uma vez se entregando ao amor você jamais voltará a ser o mesmo.
No dizer popular, não podemos amar duas pessoas ao mesmo tempo, o amor, diferente da amizade, não permite divisões, tem que ser um todo para um só, então, como amar a si mesmo e amar outra pessoa? Como vc pode entregar-se a alguém por completo sem se perder no caminho? Há somente duas opções: ou você abdica da sua vida e vive a sombra de outrem ou você se ama e permite que outrem viva a sua sombra e acredite , nenhuma dessas opções te satisfará.
Não sou incrédula e nem vos digo que não se permita amar e ser amado, novamente peço-lhes somente cautela, que reflita e saiba até onde você vai pela sua felicidade e que você busque dentro de você o caminho para ela (e somente você pode se fazer feliz independente de você ser dominante ou dominado) e quando você passar por uma situação e perceber que o amor não é o felizes para sempre que você acreditava ser, lembre-se da frase de Raul : "...e ninguém neste mundo é feliz tendo amado uma vez ..."

Boa Sorte.
by Carolina Tavarez!
.

2 comentários:

Anônimo disse...

BOA SORTE/ GOOD LUCK (VANESSA DA MATA)

É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte

Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará

Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz

Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais

That's it
There is no way
It's over, Good luck

I have nothing left to say
It's only words
And what l feel
Won't change

Everything you want to give me
It too much
It's heavy
There is no peace

All you want from me
Isn't real
Expectations

Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz

Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais

Mesmo, se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha

Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais

Now even if you hold yourself
I want you to get cured
From this person
Who poisoned you

There is a disconnection
See through this point of view
There are so many special people in the world
so many special people in the world in the world
All you want
All you want

Tudo o que quer me dar /Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It's heavy
Não há paz / There is no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais/ isn't real
Expectativas / Expectations
Desleais

Now we're Falling into the night
Um bom encontro é de dois

Anna Lee disse...

caraca ! é o meu texto !