quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

CAIXA DE PANDORA ("nova" expressão incorporada ao meu vocabulário.. rs)

"
Na mitologia grega, Pandora ("a que possui todos os dons", ou "a que é o dom de todos os deuses") foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo.

A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle.

De acordo com a obra, o titã Prometeu presenteou os homens com o fogo para que dominassem a natureza. Zeus, o chefão dos deuses do Olimpo, que havia proibido a entrega desse dom à humanidade, arquitetou sua vingança criando Pandora, a primeira mulher. Antes de enviá-la à Terra, entregou-lhe uma caixa, recomendando que ela jamais fosse aberta. Dentro dela, os deuses haviam colocado um arsenal de desgraças para o homem, como a discórdia, a guerra e todas as doenças do corpo e da mente mais um único dom: a esperança. Vencida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa, liberando todos os males no mundo mas a fechou antes que a esperança pudesse sair.

Na filosofia pagã, Pandora não é a fonte do mal; ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza, portanto, sem adversidade o ser humano não poderia melhorar. "


- Não achei em qual obra pode ser encontrada a mitologia a cima, porém, fiquei encantada com mais essa mitologia *_*
(Édipo, Sófocles - Obra: Édipo Rei/ Antígona, Sófocles - Obra: Antígona/ Alegoria da Caverna, Platão - Obra: República/ ...o//)

PS. Contudo, sou suspeita para falar... >_>


Onde encontrar MAIS sobre:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_120628.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandora

clica no Google, (rs...)



.

Nenhum comentário: